O 6º Ano A conhece a escrita cuneiforme na prática

Unidade: Brasília | 6 Apr 2022

Os alunos e alunas do 6º Ano conheceram, na prática, como era registrada a primeira forma de escrita de que temos conhecimento, a escrita cuneiforme. 

Cada estudante recebeu uma peça de argila e um palito de picolé, além de um texto sobre a escrita cuneiforme e um exemplo de imagem de uma das peças do acervo do Museu de Londres. A atividade consistia em registrar em uma peça de argila a frase “Aula de História”, além do próprio nome, conforme o alfabeto sumério adaptado para esta atividade, e, depois, colocá-lo para secagem (assar).

Na Pedagogia Logosófica, a palavra tem um grande valor, além de ser um fator chave na convivência humana, tema central de 2022 do Sistema Logosófico de Educação. Os conteúdos de História precisam, portanto, serem abordados de uma nova forma, mais prática e com o aluno como protagonista, até para que a aula não pareça uma visita ao museu ou consulta de livros antigos. 

Uma das grandes tecnologias do ser humano foi a invenção da escrita e um dos objetivos da história, levando-se em consideração a própria BNCC, é de conhecer a escrita cuneiforme e sua relevância para o desenvolvimento dos registros escritos e os avanços da humanidade. Entender a construção da linguagem e toda a transformação que ocorre dessa revolução na vida do ser humano, foi um dos motivos para a realização dessa atividade.

O resultado foi satisfatório, pois foi uma aula menos convencional e que deixou os alunos motivados e ativos a todo momento, percebendo, cada um no seu tempo, a melhor maneira de executar a tarefa.

“Uma das coisas satisfatórias que pude ouvir é que tinha sido a melhor aula de história. Mal sabem eles é que cada professor procura que a aula do dia seja a melhor aula até então” - disse o professor Jorge Daniel, que conduziu a atividade.