Infantil 1 planta, cultiva e observa o desenvolvimento de uma flor

Unidade: Florianópolis | 10 Dec 2021

A turma do Infantil 1 gosta muito de atividades que envolvem experiências com a natureza. Durante o ano, plantam e cultivam salsinha e cenoura na horta. É uma alegria cuidar e observar o seu crescimento! 

Há alguns dias, as crianças plantaram a flor “onze horas”. Antes de iniciarem, as professoras explicaram que precisariam da colaboração de cada uma para fazer o buraquinho na terra, colocar a muda com suavidade e regar sempre que necessário. As crianças demonstraram muito entusiasmo para viver a experiência de plantar, cultivar e observar como acontece o processo de crescimento da planta. 

O plantio da flor foi feito em um vaso que está no Deque, um espaço em que a turma brinca muito, onde poderia acompanhar diariamente o seu desenvolvimento, além de ter os cuidados com a plantinha ao brincar próximo ao local. 

Quando vão ao Deque, aproveitam para observar a florzinha, regar e conversar sobre ela. Em uma de nossas tardes, uma criança se aproximou do vaso e falou: “Humm, que cheirosa!”. Naquele instante, outros colegas chegaram pertinho para experimentar o cheiro. A professora recordou que, na entrada do Colégio, têm o jasmim, uma flor linda e cheirosa. Convidaram as crianças para um passeio até o local. Elas ficaram animadas para observar a cor e o tamanho da flor, além de sentir o seu delicioso perfume. Foi uma tarde muito especial!

Esses movimentos promovem na criança a alegria em ver o belo na natureza, a aprender com seus processos e respeitá-la. O cultivo de uma planta é uma oportunidade para saber esperar, ao cultivar a paciência inteligente desfrutando de cada etapa do seu desenvolvimento. 

“A própria natureza nos adverte que cada existência necessita do ambiente favorável ao seu desenvolvimento; do contrário, essa existência se debilita, se distorce ou deforma.” - Pedagogia Logosófica