Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental visitam a Gruta da Lapinha

Unidade: Funcionários | 1 Aug 2014

Com os olhares atentos e interessados, as crianças do 3º Ano tiveram a oportunidade de conhecer sobre a ocupação do Brasil nos tempos antigos e também sobre mineralogia e espécies da Mata Atlântica, através das explicações dos guias durante a visita à Gruta da Lapinha.

Os alunos puderam observar as formações rochosas e a fauna característica do lugar. Eles também visitaram o museu Peter Lund, que foi um cientista dinamarquês considerado o “pai da paleontologia brasileira”, e viram a coleção arqueológica que possui seu acervo: diversos fósseis catalogados, objetos da ocupação pré-histórica, da ocupação indígena e dos bandeirantes. Todo esse conteúdo foi e tem sido trabalhado em História e Geografia.

Segundo as professoras Marise França, Maria Natália Serpa, Tania Ferreira e Leonicy Viana, foi uma rica oportunidade de aprendizado, além de estimular o gosto pelo conhecimento, a faculdade de observar, a valorização da natureza como parte da Criação, no qual propiciou o cultivo da gratidão.

Depoimento de alguns alunos:

Antônio Delayon Sofiati Queiroz Pinto: “Eu gostei de ver os morcegos e também gostei da sala da imaginação.”

Stela Portela Ferreira: “Eu gostei muito da gruta, achei a Sala da Cascata muito bonita."

Tiago Martins Reis: “Gostei das pedras que brilham e aprendi que se tirá-las de lá, elas não brilharão lá fora.”

Alexandre Coura Serravite: “Eu gostei de saber sobre o crânio da Luzia e que eles descobriram, estudando os seus ossos, que ela tinha 1 metro e meio.”

Rafael Carvalho R. Batista: “Eu achei mais interessante a água gotejando para formar a estalactite e estalagmite.”

Gabriela Guimarães: “Na gruta as rochas formavam esculturas lindas. Adorei ver as pequenas aranhas.”