As professoras Rosemary Gurgel e Gabrielly Moreira propuseram uma atividade divertida para trabalhar com as cores. Os alunos deveriam pegar as bolinhas e colocá-las em suas respectivas cestas. “Como assim, cada bolinha tinha uma cesta específica?” “Isso mesmo!” O Infantil 2 foi até o campinho, e as docentes levaram as bolinhas coloridas e as cestas para realizar a atividade.
As crianças precisavam separar as bolinhas em quatro cestas e, em cada uma dessas cestas, ficava uma cor específica.
No início da atividade, as docentes mostraram a bolinha às crianças e perguntaram que cor era aquela. Logo depois, espalharam toda a caixa de bolinhas e pediram para que fossem separadas por cor: a bolinha vermelha em uma cesta, a amarela em outra e assim por diante. As crianças deveriam nomear a cor da bolinha mostrada e reconhecer em qual cesta se encaixaria.
“Esta brincadeira, além de estimular o trabalho em equipe e a colaboração, tanto na hora de guardar as bolinhas, quanto na hora de juntá-las nas caixas, também explorou importantes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC, como o de classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.),” relatou a professora Rosemary Gurgel.