Adolescentes propõem ações de bem na disciplina de Ética e Cidadania

Unidade: Chapecó | 5 Aug 2021

As turmas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) estão estudando, na disciplina de Ética e Cidadania, a importância do cultivo do bem, dentro do projeto institucional do Sistema Logosófico de Educação “Por um mundo melhor”. Assim, cada aluno desenvolveu um projeto com o objetivo de pensar e realizar ações de bem na comunidade.

Com o projeto, a Professora Daniela de Almeida Farias, regente da disciplina, está trabalhando os seguintes objetivos docentes:

• Estimular o bem pensar e o bem fazer;
  • Oportunizar aos alunos conhecer e vivenciar diferentes formas de ajudar as pessoas;
  • Despertar o valor do sentimento de solidariedade;
  • Refletir sobre a importância de colaborar com o outro, com a consciência de que aquilo que oferecemos aos demais esteja dentro da sua medida, pois “Não se pode dar o que não se tem”;
  • Compreender que toda ajuda deve mover o outro a também ser útil aos demais em correspondência de gratidão ao bem recebido;
  • Encaminhar as energias da adolescência para pensar e fazer o bem;
  • Cultivar a sensibilidade, como fator de equilíbrio na vida;
  • Exercitar o sentimento de camaradagem.

Para a concretização da primeira ação proposta, as turmas do Fundamental II organizaram uma arrecadação de roupas e calçados de inverno infanto-juvenil com as famílias do Colégio, que foram doados ao Abrigo Municipal de Chapecó.

Os alunos envolveram-se desde a criação da campanha e sua divulgação, até a arrecadação e a separação das roupas. Nas caixas com as roupas e calçados, os alunos colaram cartazes com frases e estímulo para as pessoas que receberiam as doações.

Foi uma experiência valiosa, na qual foram colocadas em prática a solidariedade, a empatia e a vontade de fazer o bem. Além disso, foi trabalhado o tema do consumo consciente.

“Procuramos sempre pensar junto aos alunos o que podemos realizar para colaborar com o mundo em que vivemos”, registrou a Prof. Daniela.