4º Ano A entrevista o cineasta Sandro Serpa

Unidade: Funcionários | 23 Jul 2021

Os alunos do 4º Ano A iniciaram o estudo da Unidade 4 do livro de Língua Portuguesa, cujo título é “Eu vou ao cinema”. O assunto despertou o interesse das crianças em conhecer como os filmes chegam às telas do cinema e da televisão, e como são produzidos.

Para esclarecer as dúvidas das crianças e estimular a leitura de resenhas e a produção escrita, as professoras Maria Natália Serpa e Fábia Colombarolli, convidaram o cineasta Sandro Serpa, que se dispôs a participar de uma entrevista.

“Ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre a importância de se dedicar ao  processo para se alcançar um objetivo.”, comenta a professora Maria Natália

Como preparo, os alunos fizeram as perguntas antecipadamente.

O cineasta relatou sobre seu trabalho e o longo processo necessário até que um filme fique pronto. Ressaltou que desfruta de tudo o que vive enquanto se dá o processo criativo: alegrias, lutas, dificuldades, e que se beneficia muito das descobertas que faz e do que aprende.

Em seu relato ficou claro que:

- O processo para a realização do filme ou do documentário é o que mais enriquece a vida profissional, pois cada etapa leva ao aprendizado. Ao final, ver o lançamento e o trabalho pronto também é muito bom. Algumas vezes recebe muitas avaliações positivas, outras vezes recebe críticas, pois nem sempre a maioria do público gosta do filme. Mas tanto uma como outra experiência são boas.

- Antes de um filme ou documentário ficar pronto, há muito trabalho a ser feito, tem que ter paciência e constância. Algumas vezes, ele e sua esposa (também cineasta) trabalham em vários projetos ao mesmo tempo. Um pode demorar mais que o outro, mas estão sempre em atividade.

A aluna Clara de Lima Rocha deixou seu depoimento: