Crônicas produzidas pelos alunos do 8º Ano sobre o tema da Esperança geram estímulos para a criação espontânea de um vídeo

Unidade: Funcionários | 9 May 2021

No Colégio Logosófico, os professores realizam seu trabalho objetivando a formação integral do educando. Assim, buscam desenvolver os componentes curriculares, ao mesmo tempo em que favorecem o vínculo desses conteúdos com a realidade interna dos alunos.

Pensando em contribuir para o conhecimento de si mesmo, propiciando o desenvolvimento das faculdades mentais e sensíveis, de acordo com a Pedagogia Logosófica, a professora de Produção de Textos, Denise Coura Rodrigues, idealizou um trabalho com o gênero textual Crônica, no 8º Ano.

Conforme explica a professora, a Crônica, assim como todos os outros gêneros textuais, enquanto situação comunicativa, pode ser instrumento de expressão individual dos jovens e pode servir também como um canal de proximidade entre os alunos e a realidade que os rodeia. Denise vislumbrou, então, a oportunidade de abrir espaço nas aulas, trabalhando com este gênero, para expressão da subjetividade, propiciando uma discussão séria e organizada sobre como ficam os sentimentos e os pensamentos durante o isolamento social que todos estão vivendo.

Inicialmente, a professora Denise fez um extenso e significativo trabalho com as crônicas, lendo exemplos diversos. Alguns mais clássicos, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Fernando Sabino. Outros mais contemporâneos, como Jairo Marques e Ivan Ângelo.

Posteriormente, os alunos fizeram crônicas sobre o tema da “Esperança”. A partir dessa atividade escrita, surgiu a ideia de transmitir uma mensagem positiva a todas as pessoas. “Como a crônica é um gênero textual que permite expressão individual e sensível, ela abre espaço para que o aluno investigue internamente seus sentimentos e organize os seus pensamentos. Consequentemente, a turma pôde discutir, em conjunto, maneiras positivas de lidar com os problemas atuais vividos no país e no mundo inteiro. Eles trabalharam muito os valores de empatia, humildade e valentia, tão importantes para o enfrentamento das adversidades que a vida impõe.”, afirmou a professora.

Em um segundo momento, de forma espontânea, a turma preparou um vídeo, usando trechos de crônicas dos colegas, a fim de motivar toda a comunidade em prol de um posicionamento mais otimista frente a realidade atual.

Em sala, os alunos ajudaram na construção do enredo, enviaram vídeos feitos em casa e colaboraram com a edição.

Em especial, o aluno João Vitor Araújo Freitas se prontificou a finalizar a edição do vídeo e a acrescentar música. Ficou um belo trabalho feito a “várias mãos”, o que mostra o envolvimento e o senso de coletividade dos jovens do Colégio Logosófico.

Confiram o resultado do vídeo abaixo, além de alguns depoimentos dos alunos e da professora:

“Fazendo a crônica, não estávamos passando uma mensagem de otimismo apenas para os outros, estávamos passando para nós mesmos.” - Laura Santos Sartori

“Não se trata de ver algo de positivo nesta pandemia, mas sim de pensar positivo diante dessas situações que estamos vivendo.” - Lara Campos Nascimento
“Minha família ficou muito motivada quando assistimos ao vídeo. Foi uma mensagem muito importante.” - Bernardo Alfenas Fernandez

“Os alunos precisam resgatar o sentimento de empatia neste momento, fortalecendo laços com a sua comunidade, refletindo sobre os problemas que vivemos e oferecendo apoio aos que precisam. Eles vivenciaram a oportunidade de compartilhar experiências deste estado de isolamento social, valorizando pensamentos positivos e exercendo a habilidade de projetar planos para o futuro do país. Como discutimos muito em sala: este não é um país sem futuro.” - Denise Coura Rodrigues (professora)