O 3° Ano do Ensino Médio aprende o conceito de Economia Prateada com o exemplo de Helena Shargel

Unidade: Funcionários | 26 Apr 2021

De acordo com o último censo demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, há uma projeção de que em 2050 haja um aumento elevado da população idosa, sendo, portanto, urgente pensar em políticas públicas que permitam a incorporação deste segmento não apenas no mercado de trabalho, mas em todas as esferas da vida. Para atender tal necessidade, têm surgido cada vez mais empresas e startups voltadas para o público da melhor idade. Não apenas focadas no atendimento médico hospitalar, mas também em produtos e serviços vinculados ao lazer, educação, turismo, mobilidade urbana, saúde, mobiliário, arquitetura e outros. O aumento da expectativa de vida mudou o perfil do consumidor que, hoje com mais de 60 anos, busca a qualidade nos produtos e serviços que consome, tendo critérios que não se restringem ao preço. É um mercado em ascensão, em que o público pode pagar pelo que pretende consumir.

Baseando-se nessa realidade, a professora Suely Takahashi apresentou aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio o conceito de Economia Prateada por meio de um vídeo que retrata a experiência de Helena Shargel, uma senhora de 80 anos, que resolveu empreender e ser a própria modelo das lingeries desenhadas por ela.

Estimulados ao desenvolvimento das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, alunos e professora refletiram juntos sobre a maturidade e o protagonismo de quem, independentemente da idade, está sempre buscando o novo.

Entenderam que o empreendedor com 60 anos ou mais pode atuar em qualquer ramo da economia voltado para o público longevo que, hoje, possui como características o dinamismo, o interesse pela tecnologia, a conexão com as redes sociais e potencial de consumo.

Após esse importante momento, os alunos foram divididos em salas simultâneas para trabalhar em trios, com exemplos de negócios que atendem a melhor idade, utilizando a ferramenta Jamboard.

A proposta foi elencar 20 empresas ou startups que estão em crescimento hoje, no Brasil e em outros países, voltadas para o público longevo. As apresentações das telas no Jamboard contemplaram diversos ramos da economia voltados para o público da melhor idade.

Vejam alguns dos exemplos trazidos pelos alunos:

1 - Academias da terceira idade

2 - Hype 60+

3 - Home Angels

4 - Obabox

5 - Instituto Ânima

6 - Vilas da Terceira Idade

7 - App Morar.com.vc (roommates)

8 - Pastore Turismo

9 - The Voice

10 - Airbnb

Para consolidar a aprendizagem, os alunos foram avaliados em uma questão na primeira Prova de Geografia da 1a Etapa, que foi elaborada a partir do que foi produzido em sala, para valorizar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Confiram nos prints abaixo!

O trabalho cumpriu, também, com o objetivo assinalado pela Competência 6 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe que os alunos sejam estimulados a: exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade.