O Infantil 4 A está aprendendo sobre a Lei de Câmbios e de Evolução a partir do plantio de feijões

Unidade: Funcionários | 26 Apr 2021

Dando continuidade ao projeto anual "Por um mundo melhor", as professoras Alessandra Salles e Bruna Godoy trabalharam com as crianças do Infantil 4 A uma analogia que facilita a compreensão do conceito de transformação.

Todos os alunos plantaram dois feijões e cuidaram de apenas um vasinho, em um primeiro momento.

Após descobrirem que o vaso de feijão que não recebia luz e água não se desenvolveria, mudaram o rumo da experiência. Passaram a cuidar das duas plantinhas e observaram que aquela que estava no escuro passou a se desenvolver ao receber os cuidados necessários.

Concluíram, com a ajuda das professoras, que as transformações exigem cuidados.

As professoras perguntaram: “O que precisamos para realizar uma transformação em nossas vidas ou uma mudança de atitude?” Alessandra e Bruna ressaltaram a importância da observação e do esforço constante.

A Alessandra relatou um esforço que tem feito para transformar uma atitude em sua vida e convidou todos os alunos a selecionar um esforço que gostariam de fazer junto às suas famílias.

As crianças fizeram um desenho para registrar os esforços selecionados e os pais anotaram, junto ao desenho, o que seus filhos escolheram.

Todos foram convidados a colar o desenho em um local de fácil visualização, para que possam se recordar do propósito, todos os dias.

Uma semana depois, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus desenhos em aula e contar os esforços realizados.

Muitos estão se sentindo felizes ao observar as primeiras transformações em suas atitudes.

Estão percebendo que, assim como o feijãozinho sofreu transformações ao receber água e luz, nós podemos transformar nossas atitudes com esforço e observação constantes.

Juntos, os aluninhos do Infantil 4 A, estão se esforçando por um mundo melhor a partir da melhora em si mesmos!