Alunos do 1° Ano aprendem valores importantes com a leitura do livro "A Coroa da Princesa"

Unidade: Cidade Nova | 6 Apr 2021

A turma do 1° Ano adora conhecer novas histórias. Pensando nisso, em uma aula ao vivo, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo apresentaram o livro “A Coroa da Princesa”, da autora Adriana Miranda.

Essa obra conta a história de Carolina, uma menina que ganhou uma linda coroa de presente e não queria mais ficar sem ela. Achava que a coroa a deixava muito mais bonita e que, por causa disso, todos iam querer brincar com ela. Certo dia, a coroa quebrou e a menina ficou muito triste, pensou que seus colegas não iriam querer mais brincar com ela. A mamãe contou para Carolina que, quando criança, adorava brincar com imãs e que, assim como o imã, podemos atrair as pessoas para perto de nós se soubermos cultivar a beleza que vem de dentro. Por meio de algumas reflexões realizadas por sua mãe, Carolina foi aprendendo que o que importa mesmo é o que temos dentro de nós e não os objetos que usamos.

Após a leitura dessa história, as docentes estimularam os alunos a relatarem o que aprenderam. Eles observaram que não são os acessórios que utilizamos que atraem as pessoas para perto de nós, e sim as virtudes (belezas internas) que nos esforçamos para cultivar. Listaram algumas belezas internas que se esforçam para cultivar e que favorecem o estreitamento dos vínculos, entre elas: o afeto, a alegria, a paciência, o respeito, a amizade, a generosidade, a colaboração.

Quantas reflexões importantes as crianças realizaram no primeiro contato com essa história! A partir dessa e outras investigações que serão propostas, os alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca dos recursos que existem no nosso mundo interno. Em breve postaremos novas descobertas!