8º Ano A e B faz uma "Viagem ao corpo humano", em projeto realizado pela UFMG

Unidade: Funcionários | 6 Apr 2021

Os alunos do 8º Ano A e B, juntamente com a professora Milena Almeida, viveram uma nova experiência ao participarem de uma intervenção pedagógica, remota, ministrada por estudantes da área da saúde da UFMG.

O Projeto Interagir propõe oferecer às escolas uma parceria para a capacitação de educandos, por meio de uma abordagem inovadora no âmbito da educação em saúde, além de contribuir com o despertar vocacional dos estudantes e integrar a UFMG às escolas de ensino básico e técnico.

Como forma de complementar o conteúdo de Ciências, visto em sala de aula, a temática, segundo Milena, foi trabalhada a partir de simuladores, modelos anatômicos, imagens das peças anatômicas reais do departamento de morfologia da UFMG, lâminas histológicas, dinâmicas e jogos didáticos elaborados pela equipe do projeto.

O tema relacionado ao momento foi: Viagem ao Corpo Humano, em que foram exploradas as peculiaridades dos sistemas respiratório, cardiovascular e digestório.

Segundo a professora, foi um momento muito produtivo, durante o qual os alunos puderam aprender e aprofundar seus conhecimentos sobre alguns sistemas do corpo humano.

O formato da aula despertou o interesse de todos e, sem dúvida, estimulou o gosto por aprender, por ampliar os conhecimentos, além do bom exemplo dado pelos estudantes da UFMG, aos alunos do Colégio, demonstrando gosto pelo que fazem.

Seguem alguns depoimentos:

“O encontro com a UFMG foi ótimo. Gostei muito de ver como os estudantes se empenharam para nos ensinar. Separaram um ótimo conteúdo e fizeram várias dinâmicas. Eles explicam muito bem!! Consegui tirar todas as minhas dúvidas e aprendi muito mais. A parte que mais gostei foi o Kahoot, porque achei bem interativo, ensinando e divertindo ao mesmo tempo.” - Bernardo Alfenas

“O Projeto Interagir foi uma experiência incrível para mim e acredito que para meus colegas, também. A maneira que os alunos exploraram diversos instrumentos de ensino foi muito interessante, e conseguiram prender a minha atenção em todo o momento. Gostaria de enfatizar o esforço que os estudantes tiveram ao fazer o projeto. É perceptível seu carinho e dedicação ao nos ensinar, utilizando variados métodos de ensino como jogos, Power points, vídeos e até mesmo experiências práticas. Apesar da aula ter sido feita pelo meio virtual, ela foi muito dinâmica e leve, nos permitindo revisar o conteúdo já passado em sala e aprender um pouco mais sobre os próximos.” - Marina Marques