1º Ano A e B recebem visita de ex-aluna, estudante de Neurociência, e aprendem sobre o funcionamento do cérebro

Unidade: Funcionários | 11 Nov 2020

As turmas do 1º Ano A e B receberam a visita da ex-aluna Lorena Mesquita Ragonesi, que hoje é estudante de Neurociência (Behavioral Veuroscience) na Universidade Nova Southeastern (EUA), para aprenderem  sobre o funcionamento do cérebro, uma vez que as duas turmas estão estudando sobre o Corpo Humano.

Através de um jogo elaborado pela própria estudante com afirmações sobre o cérebro, os alunos tiveram que votar se a afirmativa era um mito ou uma verdade. Foi a partir das respostas dadas a cada esclarecimento que surgiram várias perguntas por parte das crianças e das professoras também:

• Como a gente fica com sono?
  • O cérebro que faz a gente rir?
  • E a dor que a gente sente quando fazemos alguma coisa ruim com quem a gente gosta? (o assunto era sobre o cérebro comandando o sistema nervoso)
  • Quando machucamos o pescoço, o cérebro também machuca?
  • O sonho é “tipo uma distração” para o cérebro trabalhar enquanto dormimos?
  • O cérebro conecta até os pensamentos negativos?

Lorena explicou que para ser cientista tem que ser curioso, sempre fazer perguntas e ir em busca do conhecimento. Ela manifestou que as crianças podem ser “pequenas cientistas” quando se dispuserem a descobrir algo e partirem para a investigação.

A convidada abordou também sobre o uso exagerado do celular, tablet e televisão, dizendo que esses meios não estimulam muito o cérebro, pois “entregam” tudo pronto. Outro aspecto importante abordado foi sobre a necessidade de dormir bem, especialmente antes das 22 horas para o bom funcionamento do cérebro.

As crianças se envolveram bastante com o tema e fizeram um grande esforço para respeitar os combinados!