3º Ano pesquisa sobre marcos de memória

Unidade: Chapecó | 26 Oct 2020

Como parte dos estudos sobre o município de Chapecó e as marcas de cultura de um povo, os alunos do 3º Ano, das professoras Ana Amélia Artini Bergamo, Mylene Cristine Perin e Edivane Amélia da Silva pesquisaram e elaboraram apresentações, em slides, referente a diversos locais considerados como marcos de memória da cidade.

Cada criança foi convidada a pesquisar um marco de memória diferente e apresentar aos colegas alguns aspectos, como a localização, o motivo pelo qual foi criado, o porquê recebeu determinado nome, qual a importância para o município, seus moradores e visitantes, entre outras informações importantes.

Os alunos fizeram um “passeio” por Chapecó através das pesquisas dos colegas e aprenderam também sobre os municípios de Seara/SC e Entre Rios do Sul/RS, municípios onde residem duas crianças da turma.

Além de aprenderem sobre estes marcos, as crianças ainda precisaram aprender a usar os recursos das ferramentas de apresentação de slides, como salvar e preparar o arquivo para compartilhamento e enfrentaram as dificuldades da tecnologia, como qualidade de conexão e incompatibilidades de softwares.

Mesmo diante destes desafios, todos se saíram muito bem e aprenderam muito! “Foi lindo ver as crianças agradecendo aos colegas por aquilo que aprenderam com eles. Foram momentos de partilha e superação!”, avaliou a professora Ana Amélia, regente da turma.

A atividade culminou coincidentemente com o aniversário do município de Chapecó. “Penso que a atividade foi uma bela homenagem que cada criança prestou ao município, e também uma oportunidade única de conhecerem um pouco mais das belezas que estão tão perto de nós!”, concluiu a docente.