Alunos do 3º Ano estudam sobre a importância da água

Unidade: Chapecó | 26 Oct 2020

A turma do 3º Ano recebeu a visita virtual do Técnico em Saneamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), André Facin. André é tecnólogo em Gestão Ambiental e pós-graduado em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e aceitou o convite das professoras para realizar uma aula sobre a água como elemento da saúde individual e coletiva.

Nesta atividade, ele enfatizou a importância da água para existência e manutenção da vida, apresentou à turma todo o processo de captação da água em Chapecó, desde os mananciais até a distribuição para a população.

Sua apresentação foi esclarecedora e suscitou muitas perguntas, o que tornou a atividade prazerosa e estimulante. André relatou que o início do tratamento da água com cloro se deu por volta de 1902 e que a adição de flúor só ocorreu a partir de 1953. Com relação a este último, ele enfatizou a importância deste componente para a diminuição das cáries em crianças e adultos.

André também explicou como ocorre a verificação da qualidade da água e a importância de se dosar corretamente os elementos químicos que são adicionados a ela para que cumpram seu papel sem prejudicar a população.

As crianças demonstraram interesse e conhecimento prévio do assunto, fazendo comentários e relações com situações específicas. O aluno André Belincantta relatou que em sua cidade há lavouras no entorno do manancial de coleta de água e que os agrotóxicos destes locais são levados até o rio com as chuvas. Ele então questionou: “Como a CASAN faz para retirar esses agrotóxicos da água antes de ela chegar às casas?”. Foi uma ótima pergunta, assim como todas as outras que foram respondidas com clareza pelo profissional.

Sem dúvida, essa foi uma atividade estimulante e esclarecedora! A professora Ana Amélia comentou que tinha muitos conceitos equivocados, que foram esclarecidos com a atividade. A professora de Educação Ambiental, Stefani De Bettio Nesi, complementou ressaltando a importância do conhecimento, inclusive para a mudança de atitudes.