Ferramenta do Google favorece a realização de atividade interdisciplinar de Geografia e Mídia e Conhecimento no 6º Ano

Unidade: Funcionários | 26 Oct 2020

A professora de Mídia e Conhecimento, Carla Patrícia, compartilhou com a professora Suely Takahashi que estava estudando sobre os espaços de moradia com as turmas do 6° Ano. Surgiu então a oportunidade para a professora Suely georreferenciar os iglus e as ocas dos alunos em suas aulas de Geografia.

Através da determinação das coordenadas geográficas, cada aluno localizou o iglu em altas latitudes onde a incidência inclinada de raios solares permite baixas temperaturas no decorrer do ano. As ocas, residência típica das comunidades indígenas, foram localizadas em baixas latitudes nas proximidades da linha do Equador, onde a incidência perpendicular de raios solares é responsável pelas altas temperaturas. Além de definir a melhor localização para a residência, o aluno informou se a latitude era norte ou sul e a longitude se era leste ou oeste.

Dessa forma, a professora Suely estimulou o uso da ferramenta Jamboard na fixação do conteúdo e promoveu um contato prazeroso dos alunos com o ambiente virtual de aprendizagem. Eles consolidaram o conhecimento adquirido sobre coordenadas geográficas ao mesmo tempo que exercitaram o uso do Jamboard na definição de imagens, textos e formatação da tela. Segundo a professoras, o desenvolvimento da autonomia no aluno é capaz de gerar maior confiança no uso da tecnologia, como também maior participação nas aulas online.

Já na disciplina de Mídia e Conhecimento, a motivação para a atividade ocorreu em consonância com a competência que reconhece o papel fundamental da tecnologia e estabelece que o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas. Pensando no uso qualificado e ético, a professora considerou também fazer a curadoria de imagens por licenças Creative Commons.

A atividade conseguiu cumprir com os seguintes objetivos:

Em Geografia:

• Determinar coordenadas geográficas através de uma atividade lúdica.
  • Desenvolver competências digitais em um ambiente assíncrono, ou seja, depois da aula, o aluno complementou as informações sobre as coordenadas geográficas no seu ritmo de aprendizagem (Competência específica de Geografia - 4) Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas. (Habilidade - EF06GE01) Comparar modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Em Mídia e Conhecimento:

• Despertar no aluno um olhar sensível para outras realidades a ponto de desenvolver a empatia por comunidades que possuem distintos modos de vida.

Como competências gerais:

Repertório Cultural:  "Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural"

Comunicação:  "Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo."

Cultura Digital: "Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."