Atividades que integram o “Projeto Minas Gerais” são realizadas no 4º Ano

Unidade: Cidade Nova | 18 Sep 2020

Para compor o estudo do Projeto Minas Gerais, os alunos do 4º Ano iniciaram a leitura do livro Estradinha Real, da autora Cecília Cavalieri França.

No dia 17 de agosto, a aula começou com uma atividade diferente: a audição da música O trenzinho caipira, composição de Heitor Villa-Lobos, que integra a peça Bachianas Brasileiras N° 2. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra.

A professora solicitou aos alunos que escutassem a música de olhos fechados para que conseguissem identificar o barulho da locomotiva. Foi um momento muito especial!

Após a audição da obra orquestrada, os alunos iniciaram a leitura conjunta do livro Estradinha Real, que narra uma volta ao tempo do Brasil Colonial, em uma viagem a bordo de uma Maria Fumaça, percorrendo Ouro Preto, Mariana e Diamantina. A história revela hábitos e costumes do povo mineiro, que estava, naquele momento da história, iniciando a construção de sua identidade.

Os alunos do 4º Ano aprenderam a importância de conhecer e respeitar a história de nossos antepassados e ainda perceberam que também fazem parte da construção da história explorando os hábitos, os costumes e a deliciosa comida mineira.