Turma do 3º Ano aprende a multiplicar brincando

Unidade: Cidade Nova | 16 Sep 2020

Não há nada melhor do que aprender o conteúdo de maneira divertida! Essa experiência aconteceu com a turma do 3º Ano.

Ao longo dos dias, as professoras pediram para os alunos separarem alguns materiais, como tampinhas e palitos de picolé, o que gerou grande interesse sobre o que iriam fazer.

Antes de iniciar a aula, a professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos. Percebeu-se muita alegria e entusiasmo em externar as compreensões, como foi o caso de uma aluna: “Acho que a multiplicação é um jeito mais fácil de fazer a adição. Por exemplo: se eu for somar 16 + 16 + 16, deve ser mais fácil fazer 3 vezes 16”.

Como o objetivo era introduzir o conteúdo da multiplicação iniciando com o multiplicador 2, a professora lançou um dado e os alunos deveriam formar dois grupos com a quantidade sorteada. Eles vivenciaram bons momentos na aula, mas era necessário dar sequência e trabalhar o conceito de multiplicação apresentando novos exemplos práticos e por meio de slides preparados para a aula.

Um dos alunos falou como compreendeu esse processo: “Para entender a multiplicação eu pego, por exemplo, 2 x 8 e penso na minha mente: dois conjuntos de 8 e faço a conta que é 8 + 8 e consigo a resposta".

Os alunos, durante essa aula remota, também puderam cultivar valores importantes como a paciência, o respeito e a vontade para aprender.