Desafios semanais estimulam alunos do 5º Ano

Unidade: Chapecó | 23 Jul 2020

Desde o início do ano letivo, a professora regente do 5º Ano, Kamila Pavios, propõe aos alunos desafios semanais para resolver, a fim de contribuir com a aprendizagem e estimulá-los à reflexão.

Inicialmente, de forma presencial, a professora colocava na sala de aula um desafio no mural. Assim, podiam visualizá-lo e resolvê-lo no período da tarde ou durante os recreios. O combinado era de que após uma semana, a professora escolheria duas ou três crianças para explicar como chegaram em suas respostas finais.

Com as aulas remotas, os desafios permaneceram. Toda segunda-feira a professora posta um ou dois desafios e na aula on-line de sexta-feira as crianças manifestam suas respostas e explicam os caminhos que utilizaram para chegar ao resultado final. Porém, o último desafio foi mais complexo:  os alunos deveriam gravar um vídeo explicando a resolução.

“Desde o início falei para a turma que o desafio não era obrigatório, pois a criança precisa estar à vontade para participar e explicar. Algumas postam suas respostas no Classroom, a plataforma que utilizamos em nossas aulas. Outras manifestam oralmente suas conclusões. É uma alegria observar o estímulo dos alunos! Cada um tem sua forma de resolver e pensar; com isso concluímos que não existe um único caminho para chegar à solução, afinal no raciocínio que cada um faz é colocado em prática a capacidade de resolver problemas.”, relatou a docente.

Com estes desafios, além de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o desenvolvimento social e a cooperação, as professoras estão buscando motivar e envolver as crianças cada vez mais em sua própria aprendizagem.