Dora Científica apresenta curiosidades sobre o Japão para o 2º Ano

Unidade: Chapecó | 11 Jul 2020

Durante o mês de junho, a turma do 2º Ano realizou a leitura do livro O pote vazio, da autora americana Demi, que aborda sobre a cultura japonesa.

Pensando em estimular nas crianças o gosto pelo saber, a professora Susana T. Lazzarotti, regente da turma, apresentou a personagem criada por ela, Dora Científica, para ensinar aspectos interessantes sobre o Japão.

As crianças adoraram receber a Dora nas aulas, pois com seu jeito de cientista, apresentou muitas informações de vários lugares do mundo, o modo de vida das pessoas, a língua, os animais, os alimentos, as plantas características, entre outras curiosidades.

Segundo a docente, “foi uma atividade especial que complementou a leitura do livro e despertou nos alunos o gosto pela pesquisa e pelo conhecimento”.

A aluna Isabela Ribeiro manifestou: “Quando a Dora mostrou a localização do Japão no mapa mundi e falou que o país estava localizado na linha de fogo do pacífico, lembrei que vi num desenho animado, que há muitos anos atrás o mundo era todo junto, os continentes não eram separados. Acho que é verdade! Aí debaixo do mar saíram os vulcões que foram separando os continentes como são hoje”.

O que chamou a atenção do aluno Davi U. Sguissardi foi que: “Antigamente no Japão eles não pegavam nas mãos para se cumprimentar!”.

“Uma forma de estimular o gosto pela leitura é ler para a criança, por isso temos o hábito de ler todos os dias para o 2º Ano. Lemos um pouquinho por dia, para deixar a vontade de saber mais sobre a história”, relatou a professora Susana, que através das histórias, instiga os alunos a refletirem sobre vários aspectos.