Turma do 7° Ano participa de pesquisas nas aulas on-line

Unidade: Cidade Nova | 5 Jul 2020

Com o objetivo de incentivar a participação ativa dos alunos nas aulas de Geografia, têm sido criadas diversas estratégias que os motivem a estabelecerem um vínculo com o conteúdo e também com o ensino à distância. Recentemente, a professora Suely Takahashi propôs que cada aluno apresentasse pela webcam um produto industrializado. Em seguida, eles deveriam citar o local da indústria conforme descrito no rótulo.

A atividade foi complementada com um parágrafo escrito por cada um sobre a logística que envolveu o processo de fabricação até chegar ao consumidor final. O desenvolvimento do conteúdo ocorreu com pesquisas que foram direcionadas para os alunos que estavam assistindo às aulas com os notebooks, os quais receberam a "missão" de pesquisar na internet e de compartilhar a tela com os demais colegas sobre termos utilizados na atualidade tais como: MEI (microempreendedor individual), incubadoras, tecnopólos e investidor-anjo.

Essa atividade contou com a participação de 18 alunos. “Esse número vem aumentando o que nos deixa muito satisfeitos quanto ao envolvimento dos adolescentes nas aulas. Há uma certa resistência por parte de alguns alunos quanto a ligar as câmeras, e esse tem sido um desafio de cada professor no âmbito da sua disciplina”, destacou a docente Suely Takahashi.

Confira abaixo o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos na internet durante a aula:

Thiago Borges Nery Silva - Tecnopólo é um centro tecnológico, onde estão reunidas diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento, em várias áreas da alta tecnologia, como institutos e centros de pesquisas, empresas e universidades, que servem como pontes, que fazem a ligação entre esses lugares, facilitando os contatos entre pessoas e as máquinas.

João Pedro Camoripin Machado - Investidor-anjo é uma pessoa física ou jurídica que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento, como as startups. O atual cenário brasileiro não é muito favorável aos investidores-anjo em função da legislação vigente.

Lívia Honório de Morais - O Microempreendedor Individual foi criado no Brasil para que os trabalhadores informais estejam dentro da Legalidade e, principalmente, para promover esta formalização com uma carga tributária reduzida. Foi criado a partir de 1 de Julho de 2008.

Marina de Oliveira Mendes - Investidor-anjo é uma pessoa física ou jurídica que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento, como as startups. O atual cenário brasileiro não é muito favorável aos investidores-anjo em função da legislação vigente.

Lucas Carvalho Rocha - Incubadora é uma iniciativa empreendedora que oferece, por um tempo limitado, estrutura física e logística para a instalação de empresas, dispondo de uma equipe técnica para dar suporte e consultoria a essas empresas, para desenvolverem produtos com alta qualidade e tecnologia. A Incubadora tem como desafio criar um ambiente onde possa promover a integração entre centros de pesquisas, empresas e comunidades, em nível nacional e internacional.