9º Ano faz apresentações online relacionadas à Genética, Biotecnologia e Bioética

Unidade: Funcionários | 28 May 2020

A Genética, basicamente, é a parte da Biologia que estuda as leis da hereditariedade, bem como a estrutura e as funções dos genes. A Biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utilize seres vivos ou seus derivados para fazer ou modificar produtos ou processos tendo em vista usos específicos. Já a Bioética é a ciência que tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida.

Esses temas se inter-relacionam e, como forma de aprofundarem no assunto, a professora Milena Almeida propôs aos alunos do 9º Ano que formassem grupos para realizarem pesquisas sobre assuntos específicos de cada tema, e posteriormente apresentando aos demais colegas. As pesquisas envolveram assuntos como: síndromes, organismos geneticamente modificados, clonagem e células-tronco.

O objetivo do trabalho foi compreender e refletir sobre os diversos assuntos, entender o posicionamento do Brasil e de países desenvolvidos, analisar as vantagens e desvantagens das práticas nos avanços da vida e do convívio social.

A pesquisa feita, juntamente com a apresentação, possibilitou a aquisição e a transmissão de conhecimentos, criando oportunidades de interação e diálogo amplo. O momento também proporcionou reflexões em relação ao valor da vida e da dignidade humana.