Fundamental 2 aprende a jogar o Jogo da Velha diferente nas aulas de Educação Física

Unidade: Funcionários | 29 Mar 2020

Os professores Renata Xavier e Rodrigo Gavioli fizeram a proposta de um  Jogo da Velha diferente, com o tema Basquete, para que os adolescentes desenvolvessem os aspectos técnicos desse esporte, como driblar a bola e arremessar para a cesta, a agilidade, a atenção e a observação.

Na quadra, os professores espalharam cinco arcos que seriam os grupos e os alunos foram separados em 3 equipes. O objetivo do jogo era fazer a cesta e ter a oportunidade de colocar um cone no arco que escolhesse. Cada cone colocado valia um ponto; caso a equipe conseguisse colocar três cones enfileirados ganhava um ponto extra. A equipe que tivesse mais pontos, quando todos os arcos tivessem ocupados, ganhava.

O jogo foi muito dinâmico e motivante!

Os alunos tiveram a oportunidade de treinar a observação, um valor que traz muitos benefícios a quem o pratica constantemente. No jogo, era um auxilio essencial para que se colocasse o cone utilizando a melhor estratégia, fosse para aumentar os pontos de sua equipe ou não deixar que a outra equipe fizesse a fileira de três, o que dava um ponto extra.

Segundo os professores, estimular a criação de estratégias, de observar o que se faz, de ajustar os erros quando necessário, são elementos que podemos trabalhar em jogos como esse na Educação Física.

Para a Pedagogia Logosófica, observar é uma das faculdades da inteligência destinada a explorar o mundo externo ao homem e também o seu mundo interno, e deve ser exercida com o máximo de precisão. É a vigia da mente em constante alerta.

"Foi um jogo muito animado, com torcida, colaboração das equipes para com os colegas que jogavam e todos queriam a cada partida se superar", concluíram os docentes.

Que tal experimentar esse jogo em casa?