Turmas do 1° ao 5º Ano vivenciam o período de acolhimento de forma alegre e estimulante

Unidade: Uberlândia | 13 Feb 2020

Desde o primeiro dia de aula, as turmas do Fundamental 1 desenvolveram várias atividades e brincadeiras para estimular a boa adaptação e a amizade entre os alunos.

Na turma do 1º Ano, o projeto Acolhimento iniciou-se aliado a um dos temas da agenda – O poder da adaptação. Nas rodinhas de conversação, os alunos abordaram sobre as atitudes que podem adotar para uma convivência agradável e respeitosa, como a de acolher, cuidar, colaborar, ser amigável, bondoso e generoso. Os alunos veteranos também apresentaram o Colégio aos novos colegas!

No 2º Ano as crianças participaram de rodinhas com o tema Acolhimento, confeccionaram um cartão de boas-vindas para cada um da Turma da Valentia (1º Ano), e receberam com afeto e alegria essas crianças que acabaram de chegar ao Ensino Fundamental. Os alunos também promoveram brincadeiras para integrar as duas turmas. Ao final, o 2º Ano contou ao 1º Ano algo que foi aprendido no ano anterior.

A turma do 3º Ano realizou várias atividades divertidas para promover a vinculação e a alegria das crianças, e ainda confeccionou cartazes com mensagens afetuosas para os alunos novatos.

Já em uma das dinâmicas desenvolvidas pelo 4º Ano, a professora propôs que os alunos formassem duplas e trocassem informações sobre o que fizeram nas férias, o que cada um mais gosta de fazer no dia-a-dia, e etc. No final, cada dupla apresentou o colega aos demais. No decorrer da semana, cada criança escreveu um bilhetinho para os amigos novatos.

No caso do 5º Ano, em uma das atividades realizadas, cada aluno recebeu um bombom, mas não poderiam de maneira nenhuma dobrar o braço para abrirem a embalagem. Foi proposto que, com a ajuda dos amigos, eles encontrassem uma solução para conseguirem abrir e comer o bombom. No final da atividade, foi conversado sobre como a adaptação e a colaboração favorecem a convivência, a resolução das dificuldades, dentre outros aspectos.

Como culminação, na sexta-feira, dia 07, foi realizada a Festa do Acolhimento e cada turma celebrou com muita alegria esse momento e compartilharam deliciosos quitutes!