Livro “O grande passeio” inspira importantes reflexões entre os alunos do 5º Ano

Unidade: Uberlândia | 31 Dec 2019

Para dar início ao projeto do livro O grande passeio, da autora Larissa Lanna, as professoras da Turma da Gratidão (5º Ano), Glênia Naves e Monica Soave, despertaram o interesse nos alunos, criaram expectativas e levaram pipoca para a sala. Cada aluno recebeu um exemplar do livro e, juntos, fizeram uma leitura compartilhada.

Nas rodas de conversas, professoras e alunos fizeram várias reflexões sobre as situações vividas pela personagem principal. Numa dessas reflexões, pensaram sobre as dificuldades que ela vivia antes de ir para a fazenda dos tios e sobre as mudanças em seu interno que a convivência com os tios e primos lhe proporcionaram.

As crianças também refletiram sobre as oportunidades que cada um tem de se conhecer melhor e superar a forma de conviver com a família, com os amigos e consigo mesmo. Foi abordado sobre os valores devem ser cultivados para que a vida seja mais feliz e harmoniosa, bem como sobre as atitudes que contribuem para isto.

Confira os depoimentos dos alunos:

“Nós temos que cultivar a alegria, a bondade e a humildade, porque se formos chatos e irritantes ninguém vai querer ficar perto da gente.” Ana Luisa M. Babo

“Para mim as atitudes que devemos guardar para sermos felizes é a bondade no coração, é a família na mente nos guiando, é a felicidade e a simpatia tomando conta do nosso corpo e principalmente, é o afeto a tudo e a todos.” Olívia F. Nascimento

“As atitudes e os valores que devemos ter para deixar a nossa vida mais feliz são: sempre (pelo menos tentar) ser simpático, honesto, verdadeiro e valente, se esforçando para melhorar e vencer suas dificuldades.” Fernando P. Garcia