9º Ano enriquece o conhecimento sobre tratamento de água

Unidade: Funcionários | 5 Dec 2019

A professora do CEFET-MG, dra. Elizabeth Regina Halfeld da Costa, especialista em saneamento, esteve com os alunos durante as aulas de Química, com o prof. Ríveres Almeida. De forma dinâmica e interativa, a professora. Elizabeth explicou e exemplificou os processos básicos de tratamento de água e esgoto, permitindo que os alunos pudessem ver, na prática, o que aprenderam em Química.

Depois, os estudantes puderam ver as etapas da floculação, decantação e filtração da água. A professora utilizou esses processos para “tratar” uma amostra de água, trazida por ela, do Rio das Velhas. Esta amostra estava amarelada e com aspecto barrento. Ela destacou para os alunos que o Rio das Velhas é a principal fonte de abastecimento da região metropolitana de BH. Ao final do procedimento, a água ficou clara e límpida e os alunos tiveram dificuldade de diferenciá-la da amostra de água da Copasa, já tratada. Nas quase 2 horas de atividade, os alunos demonstraram muito envolvimento e interesse.

Para o professor Ríveres “esta foi uma importante oportunidade de ampliar o conhecimento dos alunos e, ainda uma grande alegria, por ser a professora Elizabeth mãe de nossa querida aluna, Manuela Halfeld, do 9º Ano B. Obrigada Manu e Bete, foi muito, muito bom!”