2º Ano brinca de “dragão químico”, finalizando práticas no Laboratório

Unidade: Funcionários | 5 Dec 2019

Os alunos estudaram sobre cinética química e sobre a combustão do amido de milho e fizeram a prática dividida em duas partes: A e B.

Na fase A, com o auxílio de um isqueiro, atearam fogo no amido de milho (sólido em pó branco), que estava aglomerado em uma placa de Petri. Nesta fase os alunos puderam perceber que o amido de milho apenas escurece e carboniza algumas regiões, sem incendiar.

Na fase B, com a ajuda das professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar, os alunos utilizaram folhas de jornal para fazer tochas de fogo; estas tochas forneceram a energia necessária (energia de ativação) para incendiar o amido de milho, que os alunos colocaram na boca e assopraram no ar. Ao ser soprado o amido de milho encontrou o gás oxigênio, que é comburente, e com a energia do fogo da tocha, formando uma grande bola de fogo.

Os alunos amaram a prática e se sentiram verdadeiros “dragões químicos”.