Turmas do 4º e 5º Ano aprendem e praticam todo o processo da compostagem

Unidade: Uberlândia | 2 Dec 2019

A coordenadora pedagógica Larissa Arantes reuniu-se com os alunos e professoras do 4º e 5º Ano para explicar sobre o processo de compostagem e propor que vivessem uma experiência muito enriquecedora. Para isso precisariam seguir as etapas abaixo:

1ª Etapa: Explicar às colaboradoras da Cantina sobre o trabalho que seria realizado e sobre os resíduos que poderiam ser colocados nas lixeiras de cada turma, como cascas de frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, sachês de chá, casca de ovos, borra e filtro de café.

2ª Etapa: Montagem da composteira.

3ª Etapa: Diariamente uma dupla ficaria responsável pela manutenção da composteira da turma. A dupla buscaria a lixeira na Cantina com os resíduos orgânicos e colocaria na composteira.

4ª Etapa: Retirada do adubo orgânico produzido e remoção das minhocas. Em seguida adiciona-se terra ao húmus que foi produzido.

5ª Etapa: O húmus produzido no final do processo seria utilizado como fertilizante nos vasos de ervas, hortaliças e flores que foram plantadas pelos alunos.

Essa iniciativa favoreceu para os alunos cultivarem a responsabilidade ao cuidar da composteira e a constância por realizar esse trabalho diário, além de fomentar o entusiasmo em fazer o bem.

Segundo a coordenadora, a experiência tem sido enriquecedora, gerando muitos estímulos. “Os alunos se entusiasmaram plantando, cuidando, vendo as plantas crescerem. Tanto que, no próximo ano, as demais turmas do Fundamental também viverão a experiência”, concluiu.