A professora Cláudia, responsável pela atividade de Artes Visuais, preparou uma exploração sensorial para o Infantil 2, tendo como objetivo estimular a criatividade inteligente para que as crianças aprendam mais e melhor.
Ela convidou a turma para escolher o lugar que queria sentar e explicou que poderia experimentar os materiais como preferissem: farinhas de diferentes espessuras e texturas, tinta guache, água, concha, funil, bacia e potes de diversos tamanhos.
"Foi uma atividade divertida e cheia de descobertas! Uma criança derramou a tinta dentro da água devagar e observou que leva um tempo para que os líquidos se misturassem. Algumas crianças derramaram as farinhas na água. Em seguida, com a concha, despejaram a água no funil, mas o líquido passava devagar pelo cilindro, até que parou de descer e o funil ficou cheio. "Aí a criança falou: 'pôf, pôf, olha!'. Não contei à criança o que aconteceu, mas fui perguntando o que pensava que estava acontecendo, estimulando que tirasse suas próprias conclusões sobre o fato. Para auxiliá-la a formar um entendimento, pedi que colocasse a mão dentro do funil, para perceber com o tato a sensação que aquele líquido gerava", compartilhou a docente.
A atividade cumpriu com o objetivo do processo de integração sensorial, pois proporcionou aos alunos oportunidades de construírem hipóteses para solucionar questões que estão presentes em seu dia a dia.
Os sistemas sensoriais que foram trabalhados são:
- Sistema táctil: responsável pela sensação de tudo que entra em contato com a pele.
- Sistema visual: habilidades relativas à visão;
- Sistema vestibular: localiza-se no ouvido e está relacionado ao equilíbrio e movimento.
“A Logosofia não aconselha crer naquilo que se estuda, nem aceitá-lo de olhos fechados, por mais que suas afirmações pareçam certas e inobjetáveis; daí que imponha a experimentação como base segura do processo rumo ao saber. Quer que cada um de seus cultores comprove por si as verdades que ela encerra, e isso só pode ser feito se levado ao campo da própria experiência. É essa uma garantia que nunca puderam dar aqueles que manipulam hipóteses baseadas em teorias abstratas. Aconselhamos apreciar a enorme diferença entre uma e outra posição.” Pedagogia Logosófica