Infantil 2B aprende sobre o conceito de amizade

Unidade: Florianópolis | 12 Nov 2019

Por que ter amigos? O que é a amizade? Esse é o tema de investigação das crianças de 2 a 3 anos, no Infantil 2B.

No dia a dia, durante as brincadeiras, as docentes têm chamado a atenção para as atitudes que colaboram para o cultivo de virtudes relacionadas a amizade. “Quando brincam no parque e um colega empresta um brinquedo ou quando uma criança se defende de algo que ocorreu avisando que não gostou, é valorizada essa conquista, o que oferece e reforça estímulos positivos para que cada um perceba o que está fazendo para colaborar consigo mesmo e o quanto isso reflete no convívio”, explicaram.

Para investigar sobre o tema, as professoras leram para as crianças os livros Segredinhos para ampliar a amizade, de Jaqueline Miotto Zolet e Os Pensamentos de Aurélio, da Fundação Logosófica de Florianópolis.

Depois da leitura do livro Os Pensamentos de Aurélio, uma criança disse “eu fiquei triste com ‘fulano’ quando estava jogando futebol”. A docente perguntou o porquê e a criança respondeu “ele pegou a bola de mim”. “Como você resolveu a situação?”, a professora questionou e a criança afirmou “Ah, eu voltei a jogar bola com ele”.

Após as narrações, as docentes perguntaram se a turma viveu algo parecido com a história e sempre surgem vivências com soluções para alguma situação. As trocas de experiências colaboram com todo o conjunto ao viverem algo parecido.

No dia do brinquedo, as crianças adoram as rodas de conversa para que cada um conte que brinquedo trouxe e como vai brincar com seus amigos. Numa dessas rodas de conversa a professora perguntou "o que é ser amigo?". Uma criança disse "é pedir o brinquedo ao amigo e emprestar". Outra disse que é "dar beijo, abraço e brincar de terra-mar." (brincadeira de origem africana que a turma aprendeu no primeiro semestre). Outra respondeu: "família".

Com essa atividade as docentes observaram que os conceitos desenvolvidos têm sido uma ótima oportunidade de cultivar sentimentos e aprender sobre a sua importância ao fortalecer os vínculos.

Não se poderia conceber a amizade se ela não fosse presidida pelo ternário simpatia – confiança - respeito, indispensável para nutrir o sentir que a constitui.” Pedagogia Logosófica