Alunos do 6º Ano refletem sobre o reaproveitamento da água

Unidade: Rio de Janeiro | 5 Nov 2019

A água é o grande desafio do século XXI. Atualmente, 26 países enfrentam a escassez absoluta de água. Como cuidar desse recurso tão precioso? Como obter água potável e, assim, preservar a saúde e evitar doenças?

Pensando nisso, os alunos do 6º Ano, sob orientação da professora Alessandra Marques, construíram um filtro simples, confeccionado a partir de uma garrafa PET, camadas de cascalho grosso, cascalho fino, areia grossa, areia fina e algodão.

Os alunos jogaram neste filtro uma água bem suja, que saiu bem mais limpa, porém imprópria para o consumo por ainda conter microrganismos. Eles relacionaram o experimento com uma das etapas de tratamento de água, realizada em uma ETA, e com a passagem da água pelas várias camadas do solo até alcançar o lençol freático.

A atividade foi muito dinâmica e cheia de aprendizados!