6º Ano aprende sobre os tipos de solo e faz analogia com os pensamentos

Unidade: Brasília | 19 Oct 2019

A professora de Ciências Keila Cruvinel, juntamente com a professora Juliana Leite, de Geografia, realizaram um trabalho com a turma do 6º Ano sobre os Tipos de Solo.

Elas apresentaram os tipos de solo com e sem vegetação, e ainda construíram um mostruário desses tipos de solos junto com os alunos. A partir dessa construção, as docentes exploraram a importância dos vegetais para a terra e focaram na relevância das matas ciliares.

As matas ciliares funcionam como uma proteção contra o assoreamento, fato que ocorre em rios e contra substâncias tóxicas que podem contaminar a água durante a agricultura.

Após o trabalho do conceito de mata ciliar, Keila e Juliana fizeram uma analogia: compararam as defesas mentais com a mata ciliar. Mostraram que assim como as defesas mentais protegem a mente de pensamentos negativos que querem adentrá-la, a mata ciliar também tem o fator de proteção; protege contra o assoreamento e age como um filtro impedindo a contaminação das águas do rio que margeia.

E a partir da apresentação da analogia, levaram os alunos a refletir, por meio de perguntas, sobre quais “filtros” eles têm instalado ou que ainda precisam instalar em suas mentes para protegê-la de pensamentos que não os auxiliam a serem melhores. Os adolescentes relataram aspectos que os rodeiam, aspectos que escutam e que observam, mas que não são bons, e identificaram que precisam instalar defesas mentais para defenderem-se todos os dias. Uma tarefa difícil, mas altamente recompensadora!