4º e 5º Ano conhecem os Laboratórios do Centro de Ciências Agrárias (UFSC)

Unidade: Florianópolis | 3 Oct 2019

As crianças do 4º e 5º Ano, junto com suas professoras de sala e os professores de Educação Ambiental e Lógica, tiveram a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos sobre técnicas de plantio, visitando alguns laboratórios do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lá, elas conheceram o Laboratório de Biotecnologia, conduzido pelos pesquisadores Patrick Dias Marques e Thiago Ornellas, onde em frascos pequenos e fechados fazem a produção de mudas vegetais utilizando um substrato mineral. Conheceram também o Laboratório de Hidroponia, conduzido pelo professor Dr. Jorge Barcellos, que realiza o cultivo de plantas na água; e o Laboratório de Aquaponia, conduzido pelo pesquisador Luiz Paulo Blume Letti, onde além de cultivar plantas na água, essas plantas recebem seus nutrientes dos dejetos dos peixes, formando um ciclo fechado e eficiente.

De acordo com as professoras, conhecer outras técnicas de cultivo de plantas, sem o uso do solo, trouxe para os alunos uma nova perspectiva de ampliar o olhar sobre o meio ambiente.

“Aprender generosamente significa não aprender com egoísmo, buscando a aquisição de conhecimentos para a vaidade pessoal ou para vangloriar-se amanhã de triunfos exteriores, esquecendo que muito do aprendido foi ensinado para evitar sofrimentos e permitir a passagem pelos trechos difíceis no longo caminho da vida.” Sabedoria Logosófica