1º Ano do Ensino Médio coloca a Tabela Periódica em Jogo

Unidade: Funcionários | 18 Sep 2019

O ano de 2019 foi declarado pela ONU como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, pois esta tabela completa 150 anos de sua criação.

Para comemorar em grande estilo, os estudantes da 1ª série, num primeiro momento, estudaram a tabela periódica por meio de jogos desenvolvidos pela professora Luciane Soares (Bingo da Tabela Periódica, Batalha Naval Periódica e Quem é Quem da Tabela Periódica). Depois, os estudantes foram desafiados a produzirem jogos de diversos tipos (dominó, tabuleiro, cartas, quiz, etc) para jogarem com os estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental. Assim, puderam também ensinar de forma descontraída.

O evento, reunindo os estudantes dos dois anos, foi marcado por muita alegria e cumpriu com os objetivos estabelecidos pelos professores Ríveres Almeida e Luciane Soares, dentro do projeto anual: O conhecimento amplia a vida.

Uma afirmativa de González Pecotche foi muito recordada nesse projeto; “Estude muito e predisponha seu ânimo de forma que o estudo chegue a seduzi-lo tanto que você se entregue a ele com alegria”.

Para finalizar o projeto, os estudantes apreciaram uma Tabela Periódica montada com bombons. Sem saber da surpresa, os estudantes do 9° Ano, prepararam, durante as aulas com professor Ríveres, bandeirinhas com informações sobre os 118 elementos químicos. Posteriormente, as bandeirinhas foram afixadas nos bombons, para compor uma deliciosa Tabela Periódica, que, com certeza, estava recheada de muito conhecimento.

Alguns depoimentos de alunos:

“Eu tinha muita dificuldade em memorizar as famílias e me localizar na tabela periódica, mas com a criação e a própria diversão do jogo, eu aprendi e me tornei boa nisso, ensinando até para os alunos do 9° Ano. Na questão humana, com essa atividade, eu aprendi a ter mais iniciativa e ajudar meus colegas.” - Bruna Santos de Carvalho (1a série B)

“O trabalho foi excelente e bem criativo. A ideia de criar um jogo em que os alunos de outras salas fossem jogar abriu um caminho bem amplo a respeito do que fazer, exigindo de nós um empenho em pesquisar, pensar e explicar.” - João Pedro Rizzi (1a série B)

“O projeto foi importante, pois tivemos que interagir com as pessoas da outra sala e de outro ano, percebendo no que elas têm mais facilidade ou o que elas gostam mais. Além disso, para elaborar as regras e as perguntas do jogo, tive que pesquisar sobre os elementos e suas classificações e me familiarizei mais com a tabela periódica” - Giovanna Araújo T. Carvalho (1a série A).