Infantil 5 realiza saída de estudos e observa a natureza

Unidade: Florianópolis | 17 Sep 2019

Ao longo do primeiro semestre, a turma do Infantil 5 estudou sobre os meios de transporte e sua evolução. Como culminância deste projeto e após muita preparação, as crianças participaram de uma saída de estudos: visitaram a casa da Sra. Lúcia Duarte Silva, localizada no bairro Rio Vermelho, norte de Florianópolis.

Morando à beira da Lagoa da Conceição, Lúcia possui um barco e explicou aos estudantes a importância deste meio de transporte para suas atividades diárias e para seu lazer. Ela, que é uma típica “manezinha da Ilha”, ainda ensinou as crianças a usarem um alçapão – instrumento utilizado na pesca do siri.

Com muita curiosidade, as crianças fizeram diversas perguntas: “se o siri está camuflado, como você faz para pegar?”, “como pesca os peixes?”, “você utiliza rede para pescar?”, entre outras.

Após um gostoso piquenique sobre a grama, as crianças ainda tiveram a oportunidade de brincar e desfrutar do amplo espaço!

Para encerrar essa tarde especial, as crianças passaram alguns minutos contemplando a natureza, observando até mesmo os siris na água. A professora questionou como se sentiam ao observar as águas calmas da lagoa e toda a natureza, e logo foi respondida pela Lara: “tranquila e calma”.

As manifestações das crianças tornam evidente o quanto este passeio foi significativo:

“Eu estou muito alegre por estar aqui no Rio Vermelho” (Caio)

“Eu estou feliz, muito feliz!” (Oliver)

“Eu gosto muito dessa lagoa que eu acabei de visitar e eu gosto muito da natureza, (...) a minha casa não tem tanta natureza. Eu amei a lagoa da dona Lúcia!” (Helena)

“Eu gostei da Lagoa da Conceição, porque eu pesquei um caranguejo” (Lucas)

Foi realmente uma tarde de muito aprendizado, exatamente como ensina a Sabedoria Logosófica: “A natureza é sábia e contém o néctar da Sabedoria. É a primeira professora do ser humano.”