Brincadeiras sensoriais e divertidas estimulam a turma do Infantil 1

Unidade: Chapecó | 16 Sep 2019

A turma do Infantil 1 vivenciou, no mês de agosto, muitas atividades sensoriais que, além de divertir as crianças, proporcionaram experiências com o objetivo de desenvolver habilidades e fazer descobertas.

Utilizando bolinhas de gel que crescem em contato com a água, as professoras explicaram para as crianças que a atividade não ficaria pronta naquele momento, portanto todos precisariam exercitar a paciência, aguardando o processo de crescimento das bolinhas até o dia seguinte.

No outro dia, em uma roda de conversa, as crianças demonstravam curiosidade sobre as bolinhas:

“Será que elas cresceram?”, “Será que são durinhas?”, “Será que são geladinhas?”.

Ao ver a bacia onde antes havia bolinhas minúsculas, as crianças admiraram o seu crescimento e tocavam com as mãozinhas, apertando-as, porém as professoras logo explicaram que teriam que usar a mão suavemente para não as estragar.

No campo verde, a turma recebeu potes com as bolinhas e se divertiu: as crianças tentavam pegar as bolinhas nas mãos, sentiam-nas escorregando e brincavam com elas na grama.

Após esta atividade, as professoras realizaram um desafio em roda. Com cada criança criaram saquinhos sensoriais, onde colocavam algumas formas geométricas, álcool em gel e corante. Elas esperavam ansiosas por sua vez para realizar a atividade. Depois de prontos, todos se divertiram: apertando, colocando no rosto, imitando objetos... Enfim, foi uma brincadeira com várias possibilidades de exercitar a coordenação motora e diversas sensações!