Infantil 4 realiza atividades estimulantes e sensoriais

Unidade: Uberlândia | 15 Sep 2019

Para trabalhar a coordenação motora fina e o sistema sensório-motor, as professoras da Turma do Afeto (Infantil 4), Camila Amarães e Maria Clara Gabriela, realizaram várias brincadeiras lúdicas utilizando água, sendo uma delas a Pescaria.

As professoras usaram bacias cheias de água e colocaram tampinhas de garrafa para representarem os peixinhos, e os alunos usaram palitos de picolé como vara de pescar. As crianças deveriam pescar cada tampinha usando dois palitos de picolé. De forma divertida, treinou-se a coordenação motora fina das crianças. Nessa atividade também foi possível trabalhar sobre o conceito de cores e quantidades, pois as tampinhas eram coloridas e as crianças as agrupavam de acordo com a cor e com o número que conseguissem pescar.

Outra atividade realizada foi o Tiro ao alvo com esponjas molhadas. As crianças tinham que acertar com espojas os alvos coloridos pintados no chão do parquinho.

“Foram atividades estimulantes e proveitosas, pois ao manusear pequenos objetos a criança realiza movimentos mais precisos e delicados, o que reflete diretamente na sua grafomotricidade, o que lhe favorecerá muito no período de alfabetização. Também trabalharam o controle muscular ao calcular a força necessária para atingir o alvo e ao torcer as esponjas para retirar o excesso de água”, explicaram as professoras.