Educação Física do Ensino Fundamental II e Ensino Médio inicia uma nova etapa

Unidade: Funcionários | 11 Sep 2019

A professora de Educação Física, Renata Xavier, recorda um trabalho significativo realizado no final do 1º semestre, que a inspira no planejamento das aulas nessa nova etapa:

“O Torneio Esportivo é uma atividade realizada todos os anos, com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas dependências do clube da UFMG (CEU) durante 2 dias, criando um ambiente feliz e animado. A preparação para esse evento é muito importante. Uma das atividades é a escalação das alunas. Cada uma se inscreve no esporte de sua preferência e depois de todas as inscrições feitas, a turma define como montar o time. Isso favorece o desenvolvimento da autonomia, além de estimular o companheirismo, a lealdade, a valentia, a tolerância e a paciência. Para aplicar alguns fundamentos da Pedagogia Logosófica, procurei ter em conta que o objetivo de toda ação pedagógica deve ser o de colocar ao alcance do aluno todos os recursos para que ele se forme integralmente e para que possa realizar em si mesmo as altas funções para as quais foi criado. Como a ansiedade e o espírito competitivo estão sempre presentes, o preparo para as atividades organiza e tranquiliza a mente, para que as alunas estejam prontas para jogar nos dias do Torneio. A experiência foi vivida com muita alegria e a experiência foi muito proveitosa!”