3º Ano A cultiva a paciência e exercita a observação estudando sobre fermentação

Unidade: Funcionários | 6 Aug 2019

No Laboratório, o professor Matheus Scarpelli juntamente com os alunos, adicionou fermento biológico em recipientes de água, com temperaturas entre 30° e 70°.  As crianças deveriam observar atentamente os recipientes, para descobrir qual era o meio mais favorável para que os fungos se desenvolvessem. Ao final, elas chegaram à conclusão de que os fungos fermentam com mais eficiência entre 30° e 50°.

Num outro dia, fizeram um experimento  diferente. Foram à Cozinha Experimental para fazer um pão caseiro. Dessa vez, a experiência foi realizada com fermentação natural, ou seja, sem o fermento biológico. Acompanharam todo o processo, ficando na expectativa para saber se o pão daria certo ou não. Depois que a massa ficou pronta com a ajuda das crianças,  ela foi deixada por dois dias para descansar e na aula seguinte ficaram todos, professor e alunos, na expectativa, para saber se a massa estava pronta para ser assada. E deu certo!

Durante a experiência as crianças tiveram que cultivar dois valores importantes: o da observação e o da paciência, levando em conta que, ao final, o resultado poderia dar certo ou não. Mas, como tudo correu bem, todos degustaram um pão delicioso e ainda quiseram levar a receita para casa.