Turmas do Infantil 5 realizam a troca de mesas, preparando-se para o Fundamental 1

Unidade: Chapecó | 5 Aug 2019

No retorno das férias, dando início ao segundo semestre letivo de 2019, as turmas dos Infantis 5 foram recebidas em sala de aula com uma novidade: a troca das mesas escolares!

De acordo com as professoras regentes das turmas, Daniela Schiavini e Aline M. Barella: “Para essa faixa etária a troca das carteiras escolares é uma mudança significativa, pois representa uma nova etapa. As crianças são estimuladas a assumir uma postura mais ativa consigo e com os colegas, estando atentos em relação à organização nas tarefas e desafios propostos em sala, além do comprometimento e o respeito pelo seu espaço e o espaço do outro”.

Além de auxiliar no processo de transição para o Ensino Fundamental 1 que será vivido no próximo ano, a nova organização contribuirá com a dinâmica das aulas e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando uma maior concentração e atenção. Será um exercício de observar e perceber qual é o melhor momento para falar e para ouvir, tornando-se um sujeito mais consciente e ainda mais ativo na construção do conhecimento.

As professoras observaram que já nos primeiros momentos com o novo material os alunos demonstraram interesse em cuidar dos móveis da sala.

“Foi muito emocionante observar as crianças vibrando de alegria, seus olhos brilhando! Todos sentados nas cadeiras maiores, levantando as mãos para falar, olhando atentos para a explicação das professoras. Sentiam-se maiores, radiantes com a novidade. No horário de saída, traziam os pais para dentro da sala de aula, compartilhando a novidade!” relataram as professoras.