Alunos do 3º Ano refletem sobre seus direitos e deveres na escola

Unidade: Uberlândia | 2 Aug 2019

A professora Alba Costa realizou uma dinâmica com balões na Turma da Simpatia (3º Ano). Primeiro ela dividiu a turma em grupos e, ao som de uma música, as crianças brincaram com os balões e a regra era não deixá-los caírem no chão.

Após a brincadeira, os alunos estouraram os balões e se agruparam de acordo com os números que estavam dentro dos balões, formando 4 grupos. Cada grupo recebeu algumas letras para formar as palavras: Direitos, Deveres, Sanções e Regras de Convivência. Cada grupo ficou responsável por procurar no dicionário o significado de sua palavra e depois compartilhou suas compreensões com os amigos.

Em um outro momento, foi trabalhado com a turma as regras que são estabelecidas pelo Colégio e que estão na agenda escolar. Foi lido em conjunto cada item e ressaltado a importância de cumprir o que está ali documentado para que possa haver um ambiente de afeto e respeito, bem como as sanções previstas na falta do cumprimento.

As crianças, de forma interativa, participaram ativamente do processo de construção do entendimento das regras e puderam refletir sobre a sua própria conduta para a manutenção de um ambiente agradável.