Oceanógrafo compartilha seu conhecimento com 4º Ano

Unidade: Chapecó | 14 Jul 2019

Para enriquecer o Projeto Literário Viagem ao Centro da Terra, no qual em um dos capítulos os personagens encontram um oceano abaixo da crosta terrestre, a turma do 4º Ano recebeu a visita do oceanógrafo e estudante de Logosofia, André Casagrande Medeiros, que apresentou seu conhecimento sobre o mar, rios e oceanos.

As crianças tinham muitas curiosidades e fizeram várias perguntas ao profissional, que falou sobre a profundidade do oceano, sobre a Fossa das Marianas, as algas e corais, a gravidade do oceano, entre outros aspectos.

Esse momento permitiu que as crianças refletissem acerca de sua responsabilidade frente às atitudes em relação ao meio ambiente e também sobre a capacidade humana. O aluno Raul Tasca Girardi manifestou: “Se o homem fez a corrida para chegar à lua, está na hora de fazer para chegar até o fundo dos mares”.

A aluna Eduarda Maldaner perguntou: “Quando a Terra era mais jovem, como eram os animais marinhos? Eram maiores ou pequenos?”. “Existe algum animal morando nas Fossas das Marianas?”, perguntou Beatriz Coelho Dias. Já o aluno Lorenzo Gallon refletiu: “Quando a gente faz um mergulho, precisamos subir devagar, porque senão o corpo comprime por causa da pressão”.

Para finalizar a atividade, o oceanógrafo apresentou a imagem da galáxia, indagando às crianças: “O homem conhece mais o espaço ou o oceano? Por quê?” E concluiu: “Todos nós temos um mundo interno e externo. O homem, prefere conhecer mais o mundo externo do que o interno. Então, nosso maior desafio é conhecer o mundo interno de cada um”.