Turma do 4º Ano aprofunda estudos sobre os meios de comunicação

Unidade: Chapecó | 14 Jul 2019

Ao estudar sobre a história dos meios de comunicação no 4º Ano, as professoras Kamila P. Pavi e Stefani A. Bosco propuseram algumas atividades para aprofundar os estudos sobre a imprensa e a rádio.

Na tarde de 24 de junho, a turma recebeu a visita do jornalista Darci Debona que levou aspectos sobre a evolução do jornalismo, como esse trabalho é realizado e quais são os maiores benefícios e desafios dessa profissão. O jornalista despertou o interesse das crianças pela profissão!

O aluno Raul Tasca Girardi manifestou: “Fiquei feliz pela visita, porque é um jornalista da nossa região”. O aluno Bernardo Bet falou: “Gostei de ouvir as notícias engraçadas e ver como era a rádio nos anos 2000”. Além de estudarem a parte teórica sobre a rádio, a turma recebeu os alunos do 9º Ano, que relataram a história deste meio de comunicação no Brasil (estudo realizado nas aulas de Música). E para culminar o tema, que tal um programa de rádio preparado pela turma?

Com a colaboração da professora de Música, Renata Z. Dutra, as crianças prepararam a programação da rádio na escola, que aconteceu nas quintas-feiras à tarde, durante o recreio, sob a responsabilidade do 8º Ano. Para isso, os alunos foram divididos em grupos: alguns eram responsáveis pela previsão do tempo, notícias do esporte, outros pela seleção de músicas, programação cultural da cidade, entre outros.

Na tarde em que a programação foi “ao ar”, a alegria tomou conta! “Que legal ouvir minha voz, professora!”. “Vamos fazer de novo?”. A aluna Manuela Correa Dagostini disse: “Eu era responsável por pesquisar e falar sobre o esporte. Na hora me deu medo de errar, mas fiquei feliz porque deu tudo certo e também porque falei sobre uma coisa que gosto muito”. Já a aluna Beatriz Coelho Dias, que era responsável pela previsão do tempo, manifestou: “Foi um pouquinho difícil porque primeiro a gente teve que pesquisar a previsão do tempo na cidade. Então, fiquei com vergonha de falar porque foi minha primeira vez na rádio e não sabia como falar. Mas aí, a professora me ajudou e eu gostei de ouvir minha voz”. O aluno Lorenzo C. Gallon falou: “A gente tinha que elaborar o final da rádio e escolher as músicas. Primeiro pensei no meu gosto musical, mas aí me lembrei dos meus amigos também”.

“Que alegria proporcionar às crianças diferentes formas de aprendizagem, em que elas possam superar a timidez, desenvolver-se em uma área que gostam e vivenciar um pouquinho do que os livros apresentam”, acrescentou a professora Kamila.