1°Ano do Ensino Médio cria poemas para Brumadinho

Unidade: Funcionários | 10 Jul 2019

Do romance à poesia, passando por livros e reportagens, grandes tragédias sempre inspiraram grandes escritores. Foi, por exemplo, o que ocorreu com o mineiro Leo Cunha, autor do livro Um Dia, Um Rio (Editora Pulo do Gato) que narra, por meio da linguagem poética, os danos ocasionados às vidas e ao meio ambiente, no desastre de Mariana. De acordo com Leo Cunha, “... a função da literatura é lançar um olhar inesperado, que toque as pessoas, que emocione, que faça refletir, que inclusive dê esperança”. Dessa forma, é como se tivéssemos uma trégua em meio ao caos. Uma forma de racionalizar, de entender, por meio da arte, o horror que se apresenta de forma quase indizível.

Novamente, estamos diante de uma enorme catástrofe e não há como ficar à margem deste Mar de Lama. Cabe a nós, usarmos o nosso conhecimento para discernir o que é fato do que é boato e oferecer um momento de criação, preservando o que temos ainda de bom, para reacender a esperança de que poderemos, ainda, ter um futuro diferente. Sendo assim, de forma interdisciplinar (Biologia, Literatura e Química), foi proposto aos alunos do 1° ano a criação de um poema embasado na análise de reportagens e crônicas, sobre o desastre ambiental de Brumadinho, a partir do conhecimento científico e literário.

Os objetivos gerais deste trabalho interdisciplinar estavam relacionados a trabalhar em equipe, atribuindo responsabilidades e partilhando saberes; despertar a contextualização e a globalização dos saberes a serviço do bem comum; inter-relacionar temas; pesquisar em livros, revistas, Internet, a fim de socializar informações relevantes acerca de um determinado assunto; produzir textos de forma colaborativa, utilizando o Google Docs.

Além dos objetivos gerais, os alunos produziram textos, visando atender objetivos específicos relacionados a cada disciplina envolvida.

O trabalho foi desenvolvido em etapas e com o acompanhamento das professoras Carla Silva, Luciane Soares e Milena Almeida. Os alunos se envolveram de forma positiva e criaram poemas criativos, críticos e sensíveis, explorando não só as informações colhidas nas leituras complementares (jornais, revistas, Internet), mas procurando estabelecer relações entre as informações científicas e literárias, aplicando, assim, os conhecimentos de cada disciplina na construção do poema.

Com essa atividade as professoras buscaram aplicar os objetivos específicos do Plano Logosófico de Educação, contribuindo para o conhecimento de si mesmo, favorecendo o desenvolvimento das faculdades mentais e sensíveis, promovendo a correção consciente dos erros e estimulando o desenvolvimento das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar. Assim, o tema do projeto anual “O conhecimento amplia a vida”, proposto pela Escola, foi contemplado.

Confira o depoimento dos alunos abaixo e produção dos poemas clicando aqui.

“A partir do projeto pude aprender mais sobre os tipos de barragem, da importância econômica  que o minério de ferro tem para o Brasil e aprendi a diferenciar mineral de metal e de minério. Além disso,  o projeto ampliou minha capacidade criativa, onde a utilizei para sintetizar as informações químicas, biológicas e emotivas em um só poema”. Ana Clara R. Cardoso – 1º série B

“Para elaborar o projeto tive que pesquisar sobre o desastre de  Brumadinho e por mais que tenha escutado jornais falando sobre esse assunto, não aprofundava muito, todos sabíamos que não era um acidente, mas não sabia  dos antecedentes e com esse trabalho consegui entender melhor sobre os impactos ambientais, a barragem, de um jeito mais didático e criativo”. Giovanna Araújo T. Carvalho – 1º série A

“O projeto As Faces da Dor contribuíram enormemente para a minha obtenção de conhecimento. Antes, eu ficava indignada com a ignorância relacionada ao desastre de Brumadinho, porém eu compartilhava da mesma. De tal modo, durante o processo do trabalho pude entender melhor o valor de cada perda e como meu próprio país funciona. Logo, essa atividade foi muito importante, pois penso que entender uma história de tragédia e lembrar que ela aconteceu é um grande passo para impedir com que ela se repita”. Lara Tinoco de Abreu Néris – 1º série A

“Essa perspectiva de sair da nossa bolha e ver o que aconteceu na vida das pessoas, as questões humanitárias veem à tona em situações como essa. Consegui ver também a questão ambiental, e as vezes não achamos importantes simples substâncias/resíduos e mal percebemos os impactos que eles causam. Vi como as ações da sociedade podem influenciar o ambiente e a vida das pessoas”Maria Clara Astolfi  – 1º série A