Conceitos matemáticos são trabalhados de forma divertida no 4ºA

Unidade: Funcionários | 21 Jun 2019

Para compreenderem  e fixarem o conteúdo sobre giros e retas, os alunos tiveram aulas diferentes e divertidas no pátio da Escola.

Num primeiro momento eles ficaram de frente para a professora Juliana Pagliosa, distantes uns dos outros, para que todos pudessem erguer os dois braços ao lado do corpo. Em seguida, ela foi dando alguns comandos, como: “dê uma volta completa”, “dê um quarto de volta”, “dê meia volta”, “dê 5 quartos de volta” . O desafio era que, ao final de cada comando, todas as crianças estivessem viradas para o mesmo lado. Aos poucos, elas foram descobrindo estratégias para a brincadeira.

Em relação ao conteúdo de retas, foi desenhado um círculo no piso do pátio. A professora Juliana foi chamando as crianças e solicitando várias tarefas, como: “escolha 4 colegas para serem pontos e forme duas retas paralelas”, “em dupla, atravesse o círculo formando duas retas paralelas”, “encontre retas perpendiculares no pátio”, “trace retas perpendiculares utilizando apenas 3 colegas como pontos”. Inicialmente, as crianças tiveram dificuldade de realizar os comandos, mas aos poucos eles foram assimilando as ordens.

A atividade foi excelente! Ela contribuiu muito para que a turma pudesse visualizar de forma prática os conceitos trabalhados, através de aulas leves e divertidas. As crianças participaram ativamente. Ficaram atentas e souberam esperar com paciência a vez de realizar os comandos.