Turma do Infantil 2B explora telefones e sua função

Unidade: Goiânia | 14 Jun 2019

As crianças do Infantil 2B receberam em sala uma caixa surpresa e exploraram o tamanho, seu peso e se o que havia dentro dela fazia barulho. Após as sugestões sobre o que poderia ter lá dentro, elas abriram e viram vários telefones.

As professoras Thainá Evangelista e Allana Wanny explicaram sobre a função do telefone, mostraram os números e refletiram junto com a turma sobre o saber falar, ressaltando que em toda a Criação somos os únicos seres que são capazes de pensar e falar, no entanto devemos usar essa condição tão especial para o bem.

Em seguida, os alunos utilizaram os telefones para brincar de ligar para os amigos e dizer para eles coisas boas. O que motivou essa atividade foi a exploração das obras do pintor Ivan Cruz. Em uma de suas telas, retrata duas crianças brincando com o telefone de lata; e após realizar essa brincadeira, as professoras tiveram a ideia de levar para a sala vários telefones para que as crianças pudessem estimular a linguagem oral, a criatividade e também o saber expressar-se.

“Observamos que as crianças gostaram de brincar com os telefones, imitando as pessoas que observam no cotidiano. Reproduziram diferentes situações, como ligar para pedir uma comida ou ligar para dizer que está com saudade, brincaram de ligar um para o outro trazendo em seus assuntos aspectos sobre o Colégio, como convidar para brincar no parquinho. Ao observarem que no telefone falaram só coisas boas, plantamos a sementinha sobre a importância de usar bem as palavras para resolver as situações que surgem”, explicaram as professoras.