Fundamental 2 reflete sobre o poder das escolhas e aplica o aprendizado na 26ª Olimpíada Desportiva

Unidade: Brasília | 12 Jun 2019

O Colégio Logosófico – Unidade Brasília se preparava para mais um Olimpíada Desportiva e, para trabalhar o tema O Pensar para fazer nossas escolhas na 26ª Olimpíada - Esporte: o bem para a saúde física e mental, a professora Juliana Póvoa promoveu, junto aos alunos do Fundamental 2, uma atividade que visava cumprir três objetivos:

• Mostrar como as escolhas interferem na nossa vida
  • Usar o bem pensar na prática esportiva
  • Compreender a importância da prática esportiva para a formação física do ser humano

A 26ª Olimpíada do Colégio Logosófico, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1° de junho, foi algo muito esperado por toda a comunidade escolar e o seu tema abarcou a prática do esporte no fomento da saúde física e mental.

Como um preparo sensível para viver o momento dos jogos, os alunos participaram de uma dinâmica onde se identificou, de forma lúdica e divertida, como as escolhas influenciam os resultados.

As turmas foram divididas em duas equipes para brincar de Jogo da Velha Dinâmico. O jogo funcionou da seguinte forma: Um aluno de cada equipe corria até o # montado com bambolês e fazia suas escolhas seguindo estratégias de ataque ou de defesa. As escolhas eram individuais, mas o resultado era coletivo. Por meio da brincadeira, os adolescentes identificaram que as escolhas individuais afetam o ser e também afetam os que estão ao seu redor.

Em roda de intercâmbio, após o jogo, os estudantes conversaram sobre a dinâmica e chegaram a algumas conclusões. Muitos alunos expressaram sobre a importância do poder de adaptação para enfrentarem aquilo que não se pode mudar. E, sabendo que durante os jogos olímpicos muitas vezes isso poderia acontecer, concluíram que, para viver os jogos de forma feliz e saudável, a adaptação seria um recurso valioso.

Alunos e professora também assistiram a um filme sobre o ciclista EddiMerckx, no qual a mensagem final dizia: “Ajudar o próximo a ser feliz é um dos maiores prazeres da vida – Bons treinos”. E, refletindo sobre o papel de cada personagem, ficou a questão: como vou ajudar o próximo e a mim mesmo a ser feliz nessa Olimpíada?

Os alunos foram então convidados a fazer um exercício interno: “Reflita sobre a própria realidade interna e escolha um pensamento que possa atrapalhar na boa convivência, registre-o. Durante a 26º Olimpíada busque ficar atento a ele para que ele não atue. Registre suas conquistas e observações frente a essa realidade. Surgindo uma oportunidade de deixar o outro feliz, faça-o e registre o que sentiu.”

Por meio desses registros, cada aluno se comprometeu consigo mesmo a cultivar os melhores pensamentos e a estar atento ao que se passava dentro de si mesmo para colher momentos felizes e harmônicos durante a 26ª Olimpíada.