4º Ano realiza o projeto “Viagem ao Centro da Terra”

Unidade: Chapecó | 17 May 2019

O interesse dos alunos do 4º Ano sobre a formação do planeta Terra e o que possivelmente existe em seu interior, estimularam o desenvolvimento do projeto Viagem ao Centro da Terra, inspirado na obra do escritor Júlio Verne (1828-1905).

Com os objetivos de trabalhar junto aos alunos para que saibam discernir entre o que é realidade e o que é ficção e estimular ainda mais o leitor/escritor que há dentro de cada criança, as professoras Kamila P. Pavi e Stefani A. Bosco, lançaram o projeto realizando uma sessão de cinema com o filme Viagem ao Centro da Terra.  “Escolhemos assistir ao filme para estimular a leitura do livro. E deu certo, pois as crianças não viam a hora de iniciar a leitura”, comentou a professora Kamila.

Após assistir ao filme, a turma intercambiou sobre o que poderia ser realidade ou ficção e refletiram sobre o interior do planeta. Também foi estudada a biografia do autor, o que estimulou ainda mais a leitura de outros livros do gênero. Nos dias seguintes, as professoras receberam relatos de pais que compraram livros do mesmo autor para os filhos e até mesmo que estavam sendo estimulados pelo filho(a) a lerem o livro e reverem o filme.

Essa leitura está propiciando muito além do estímulo para que os alunos leiam. O livro traz aspectos que podem ampliar o estudo em Geografia, Ciências e Matemática. Por exemplo: situar a Alemanha, onde as personagens vivem; Dinamarca, por onde passam e Islândia, onde está localizado o vulcão Sneffels (no qual os personagens entram). Também podem estudar quais são as camadas da Terra e quais os minérios que podem ser encontrados em seu interior. Ou ainda, calcular qual é a altitude do Sneffels; quanto tempo os personagens demoraram para chegar até o vulcão ou, simplesmente, ver os capítulos do livro em numeração romana. A aluna Clara Belaver (8 anos) manifestou empolgada: “Eu cheguei a sonhar que estava viajando para o centro da Terra!”.

“É uma alegria observar a atenção das crianças no momento da leitura”, registrou a professora Kamila. Algumas vezes a leitura é feita pela professora, outras individualmente. Os locais escolhidos para ler são os mais variados: na biblioteca, pelo terreno da escola ou em casa. As crianças vibram a cada capítulo, pedindo: “Só mais um pouco, professora!”; “Quando é que eles vão chegar no vulcão?”.

A cada etapa do projeto uma surpresa: uma visita, uma pesquisa, uma aula no laboratório ou alguma experiência. Têm muitas coisas ainda para explorar! E o que esperar?

Que ao final do projeto as crianças gostem ainda mais de ler, tenham  conhecimentos ampliados em várias áreas e ainda mais  capacidade para escrever seus próprios textos de ficção científica.