2º Ano do Ensino Médio é desafiado em Química para responder se dissolver é sempre possível

Unidade: Funcionários | 17 May 2019

Numa aula experimental de Química, os alunos se depararam com um grande desafio. Eles receberam alguns sais (sulfato de cálcio, sulfato de cobre pentahidratado, permanganato de potássio, cloreto de potássio) e tinham a tarefa de investigar se eles eram solúveis na água. Para isso, usaram tubos de ensaio, pisseta com água, bastão de vidro e investigaram se estes eram solúveis ou não. Dos sais que eram solúveis, os alunos ainda tinham a tarefa de investigar qual era o mais solúvel e o menos solúvel. Perceberam que o permanganato de potássio, que é um sal da cor de grafite, ao se dissolver na água, assumia a cor roxa; já o sulfato de cálcio é um sal que apresenta baixa solubilidade na água, sendo assim considerado um sal moderadamente solúvel.

Compreender que sais não se comportam da mesma forma, quanto a solubilidade em água fez parte dos objetivos das professoras, Fabiana Costa e Ward Lauar.