Infantil 5 amplia o conhecimento sobre o Sistema Solar

Unidade: Cidade Nova | 4 May 2019

Dando continuidade aos estudos do livro A árvore da Julinha, as professoras Naiane Monique e Ana Clara, com o objetivo de estimular a capacidade de pensar e investigar sobre leis que regem o Sistema Solar, lançaram uma investigação acerca deste tema para o Infantil 5, fazendo as seguintes perguntas: “Como funciona o sistema solar? Por que existem as estações do ano?”.

As docentes planejaram várias dinâmicas, entre elas: observação do globo terrestre, apresentação em PowerPoint, vídeos educativos e experiências que favoreça a compreensão acerca destes fenômenos.

Os alunos descobriram que o planeta Terra faz parte do Sistema Solar, que é composto por corpos celestes que se movimentam em torno do sol. Ele tem um eixo de inclinação e realiza os movimentos de rotação e o de translação no Universo. No primeiro movimento, a Terra gira em torno do seu próprio eixo. O tempo de demora é um dia. Ele permite a existência do dia e da noite. Já o outro, de translação, a Terra gira em torno do sol e o tempo de duração é de um ano. Esse movimento é responsável pela existência das estações do ano, pois durante ele há variação na incidência dos raios solares.

Os alunos ficaram bastante estimulados com essa investigação. Eles tiveram a oportunidade de compartilhar as descobertas com muito entusiasmo e alegria na Feira Literária. Tudo foi preparado com gosto e boa vontade!