“Gelatina generosa” alimenta a mente e coração das crianças e professoras do Infantil 3 A

Unidade: Funcionários | 23 Mar 2015

As professoras do Infantil 3 A, Maria Alice Lacerda, Najla Freire e Manuela Westin, convidaram as crianças para fazerem gelatina colorida com leite condensado na cozinha experimental.

Na conversa que realizaram para preparar as crianças antes da atividade, foi perguntado se teriam paciência para esperar a gelatina ficar pronta, pois todos deveriam esperar “um tempão” para que ela resfriasse e endurecesse. As crianças aceitaram o desafio!

Segundo as docentes, é preciso trabalhar com as crianças sobre o tempo, a generosidade, a paciência e o saber esperar. "É natural nelas a impulsividade em vários momentos, o que as leva a falarem ao mesmo tempo, a empurrar, a não querer dividir, não emprestar e não saber esperar a vez”.

As professoras têm realizado um trabalho diário com os grandes conceitos da Pedagogia Logosófica, no formoso campo experimental que nos oferece o dia a dia da Escola, para a formação do caráter da criança, através do cultivo de valores importantes para a vida.

Enquanto faziam a gelatina na cozinha, outras crianças observavam da janela. Nesse momento as professoras tiveram a ideia de fazer um pouco mais de gelatina, para dividir com a turma do Infantil 4 A. Essa oportunidade foi ótima para trabalhar com as crianças sobre a generosidade.

As professoras ficaram muito felizes com a atividade que foi alegre e divertida, envolveu toda a turma e criou muitos momentos de aprendizagem. "Foi possível trabalhar com os conceitos de quente, frio, duro, líquido, além de explorar as cores. As crianças também realizaram contagem mecânica com os potinhos onde foi colocada a gelatina. Exploraram os sentidos e envolveram também a área de Artes, pois enquanto as crianças esperavam, fizeram uma linda aquarela com as cores da gelatina", disseram as professoram.